3/20/2021

Resenha - Ada Batista, Cientista

Se tem uma coisa que a maternidade me ensinou foi que não existem duas crianças iguais. E, muitas vezes, a criança tem características que não são dos pais.

Meu filho mais velho, por exemplo, tem uma sensibilidade com as outras pessoas que é absurdamente dele. Essa mesma sensibilidade ele expressa em desenhos e em música. Eu e o pai dele não sabemos nada de música, ou de desenho, ou de arte, ou das coisas que impulsionam a mente criativa dele, que o movem.

A gente sabe de ciência. E, muitas vezes, olha para as coisas do mundo com um olhar pragmático, já tentando gerar hipóteses e explicações, montando modelos mentais para buscar entender o que não precisa, necessariamente, ser explicado. Só sentido.

Meu filho mais velho vê o mundo, com lentes muito diferentes das minhas. Talvez ele seja mais como Manoel de Barros, quando  diz

"As coisas tinham para nós uma desutilidade poética.
Nos fundos do quintal era muito riquíssimo nosso dessaber."
 
Eu imagino como deve ser para pais não cientistas, uma criança com curiosidade extrema, com energia extrema, que PRECISA entender o COMO e o POR QUÊ, o QUANDO e o O QUÊ de tuuuuudo até levar os pais à mais profunda exaustão. Uma criança que entende que mais importante que as respostas, são as perguntas. Que quer experimentar, mesmo sem ter noção dos perigos  da experimentação. Que quer testar tudo (e todos) o tempo todo.

Pois essa criança, deve ter várias características de Ada Batista, Cientista.

E os pais, devem ter o olhar orgulhoso e, ao mesmo tempo, desesperado, dos pais dela. 




Para pais cientistas e não cientistas, para crianças perguntadoras e cheias de energia, para você que quer se lembrar de como é ser criança, recomendo demais este livro infantil. Com rimas lindas - suponho que a versão em português tenha ficado ainda mais rica que a versão do original em inglês - com um ritmo muito gostoso, com ilustrações belíssimas, Ada Batista, Cientista representa demais várias crianças que um dia entenderam que há diversas formas de perceber o mundo e que está tudo bem não entendê-lo bem. 

O importante é não parar de sonhar.

__________________________________________________
Ada Batista, Cientista faz parte da Coleção Jovens Pensadores, da Editora Intrínseca (@intrinseca no Twitter). Este livro foi uma cortesia da editora para @carloshotta.