11/16/2020

Manual de Libras para o Ensino de Ciências

Foi com muita alegria que eu fiquei sabendo do lançamento do Manual de Libras para Ciências: A Célula e o Corpo Humano, um e-book organizado por docentes e por alunos formados do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar), professores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais e graduandos do curso de Letras-Libras da Universidade Federal do Piauí. 

O manual constitui a primeira ferramenta com temática de célula e corpo humano específico para a população surda, feito com o apoio de alunos com deficiência auditiva. Nele, 300 novos sinais que ajudarão professores, intérpretes e alunos, não só da Educação Básica, mas também de Ensino Superior, de diversos cursos relacionados à área da saúde.

A ideia é simples e genial. Imagine você, aprendendo Ciências na escola. E, imagine que o(a) professor(a) vai te ensinar sobre cê-e-éle-u-éle-a. E você está super empolgado porque acha mega fascinante como as o-érre-gê-a-ene-e-éle-a-ésse se relacionam, cada qual com sua função específica, fazendo das cê-e-éle-u-éle-a-ésse as unidades básicas da vida. Aí, a primeira aula vai explicar sobre respiração e sobre o papel das eme-i-tê-ô-cê-o-ene-de-érre-i-a-esse no sistema. É tudo tão lindo e, puxa, já é difícil o suficiente entender toda a dinâmica, não precisa ser mais difícil por conta da comunicação, não é? Pois era difícil sim, até que esse manual foi elaborado e os sinais foram criados, evitando a comunicação via datilologia (quando é preciso soletrar com as mãos). Comunicação, gente... é tudo. E pode significar o sucesso ou a desistência de um aluno, mesmo super dedicado, de um curso, seja ele qual for.

Alfabeto manual ou datilologia.

A Revista Pesquisa FAPESP, publicou no dia 11 de novembro de 2020 uma excelente matéria sobre o manual de libras e como ele vai ajudar cerca de 5% da população brasileira a se comunicar e a comunicar sobre biologia celular e corpo humano. As palavras e os termos escolhidos pelos docentes, intérpretes, biólogos e estudantes do Piauí devem ajudar alunos da Educação Básica (o corpo humano, segundo a BNCC - Base Nacional Comum Curricular, é parte do currículo de alunos desde o 5. ano do Ensino Fundamental) e também alunos da Educação Superior.

Tabela parcial das Unidades Temáticas, Objetos de Conhecimento e Habilidades previstas pela BNCC a serem desenvolvidas com os alunos do 5. ano do Ensino Fundamental.

Segundo a matéria da Revista FAPESP, escrita por Victor Bianchin, o manual já está ajudando outras pesquisas na área, como a desenvolvida pela Professora Dra. Nilza Nascimento Guimarães, da Universidade Federal de Goiás que já havia publicado sobre a dificuldade do ensino e aprendizagem de anatomia em cursos de graduação por alunos surdos por falta de sinais específicos para estruturas anatômicas. A matéria da Revista FAPESP vale muito a leitura e está neste link:

BIANCHIN, Victor. Manual de libras para ciências inova no ensino científico para surdos. Revista Pesquisa FAPESP. nov. 2020. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/manual-de-libras-para-ciencias-inova-no-ensino-cientifico-para-surdos/. Acesso em: 15 nov. 2020.

______________________________________________________

Para saber mais:

ILES, Bruno; OLIVEIRA, Taine M. de; SANTOS, Rosemary M. dos e LEMOS, Jesus R. Manual de libras para ciências: a célula e o corpo humano. Teresina: EDUFPI, 2019. 80 p. Disponível em: https://www.ufpi.br/arquivos_download/arquivos/EBOOK_-_MANUAL_DE_LIBRAS_PARA_CIENCIA-_A_C%C3%ABLULA_E_O_CORPO_HUMANO20200727155142.pdf. Acesso em: 15 nov. 2020.

Instituto Federal de Goiás. Ministério da Educação. Alunos de Pedagogia Bilíngue atuam na validação de sinais em projeto de códigos e terminologia médica. Acesso em: 15 nov. 2020.

Universidade Federal do Piauí. Ministério da Educação. Docentes e egressos da IFDPar juntamente com intérpretes de Libras lançam Manual para Ciências inédito no país. jul. 2020. Acesso em: 15 nov. 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário