São oito meses de pandemia e, portanto, são oito meses de professores inventando novas maneiras de dar aulas e oito meses de alunos tentando não enlouquecer com as aulas online e com a falta da socialização que a escola proporciona. Dependendo da idade dos alunos, pode-se somar ao exército de pessoas tentando se entender com os novos meios por onde a educação está se dando, os pais e as mães de quem são exigidas mais habilidades, entre elas, as de técnicos de informática, professores de digitação e monitores das mais variadas disciplinas.
Verdade seja dita (e nem é uma novidade muito grande, mas uma obviedade do momento), a pandemia pegou todo mundo de surpresa e é possível dizer que, tirando uma ou outra 'alma evoluída' deste mundo, ninguém estava preparado para isso, nem para as implicações e consequência disso. Na Educação, a tendência encontrada em outras áreas também se concretizou. Por mais que EADs já fossem uma realidade no mundo, principalmente no Ensino Superior e em cursos de pós-graduação, os professores da Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio) foram pegos de calças curtas e tiveram que correr para se reinventar. Abaixo, fotografias extraídas de diferentes fontes, mostram algumas das estratégias adotadas pelos professores.
Bom... olhando as imagens, "reinventar" talvez não seja a palavra ideal. Em todas elas vemos alunos e/ou professores tendo aulas não presenciais. Aulas que saíram do âmbito da sala de aula convencional e que restringiram a convivência física e passaram para um modo digitalizado.
Talvez seja preciso aqui fazer uma distinção entre o que está digitalizado e o que está digital. Me refiro a digitalizado quando penso em um sistema, processo, material ou serviço que foi pensado, estruturando e arquitetado para ser um sistema, processo, material ou serviço offline e foi adaptado para virar digital (por exemplo, um livro que foi disponibilizado em pdf ou ebook mas que foi pensado no para o meio impresso ou uma sequência de atividades que foi pensada para ser realizada no caderno mas que agora tem uma interface para o computador ou o tablet e agora possibilitam clicar ou arrastar a resposta, ou uma demonstração experimental que foi pensada para ocorrer em sala de aula e agora virou um vídeo). Me refiro a digital quando penso em um sistema, processo, material ou serviço que foi pensado, estruturado e arquitetado de forma online para ser usado de forma online enfim, que nasceu digital.
A maioria absoluta dos alunos e dos professores que eu acompanhei durante a pandemia mudaram o MEIO no qual a aula estava sendo dada, mas não mudaram, de maneira geral, a FORMA de educar. Alguns, com muito esforço, começaram a pensar em metodologias como sala de aula invertida ou educomunicação, mas foram poucos os que foram além e chegaram a uma aula com abordagem de ensino por investigação ou ensino por projetos. O fato é que é muito difícil para diversos professores abandonarem de vez a ideia de transmissores de conhecimento - embora os alunos, nessas novas estruturas, estejam conectados a maior fonte de informações e conhecimentos de que dispomos atualmente, a internet. É extremamente difícil tornar-se um professor mediador do ensino, disposto a encarar novas estratégias e aprender junto com os alunos maneiras de utilizar o conhecimento disponível no mundo. É, de fato, uma perda de segurança e uma postura um tanto defensiva (não os julgo, não foram formados para pensar e para estruturar uma aula assim).
Por sua vez, os produtores de conteúdo passam por uma fase de difícil transição e ficam entre o digitalizar materiais já existente e produzir materiais digitais inteiramente novos. É comercialmente relevante saber onde investir dinheiro, principalmente em um ano economicamente difícil como 2020, e é preciso entender a demanda das escolas e dos professores.
Essa digitalização de conteúdos e essa falta de criação de produtos pensando em uma Educação Digital verdadeira são espaços para a criação do que estou chamando aqui de 'techwashing'. Por techwashing quero dizer: estamos dando um banho tecnológico em velhos sistemas, processos, materiais e serviços educacionais, mas não estamos inovando nas formas de educar, não estamos criando uma educação digital para possibilitar um verdadeiro ensino à distância. Estamos nos apropriando de ideias tecnológicas para mudar o meio em que as aulas estão sendo dadas, na esperança de que isso crie facilidades ou novas possibilidades para professores e alunos, mas não estamos mudando a forma de interação entre professores e alunos e entre alunos e conteúdos.
O techwashing certamente vai favorecer os alunos que têm recursos à disposição para terem as velhas aulas e fazerem as velhas atividades, agora no ambiente online. Também vai trazer, fato, algumas "vantagens" como respostas e gabaritos instantâneos ou geração de relatórios de presença e atividades feitas (para pais e professores que gostam de controlar de perto o processo de aprendizagem). As verdadeiras aulas digitais, utilizando recursos pensados, estruturados e arquitetados com a finalidade de educar de forma digital, desenvolvendo pensamento computacional e científico, essas ainda não encontrei.
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Todos os endereços eletrônicos citados nesse texto foram acessados em 12 de novembro de 2020.
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